Rádio Vida Online o dia Todo. Escute as Ilustrações do Reino de Deus e Pregações com Juanribe Pagliarin e louvores!

Páginas

domingo ilustrações do reino de Deus Juanribe radio vida
1 2

O que significa nazireu e nazireado? Estudo Biblico

Com o lançamento da minisérie de TV sobre Sansão e Dalila, algumas peculiaridades dessa história e das personagens vieram à tona. Nessa história bíblica, vemos que havia um homem chamado Manoá, cuja mulher não podia ter filhos. Um anjo aparece a esta mulher e diz: “Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.” (Jz 13. 3). O menino que nasceu dessa promessa é o mais famoso “nazireu” da Bíblia.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Esse menino prometido é justamente Sansão. O anjo, porém, explica a mulher que esse menino que nasceria deveria ser um nazireu. “…porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe…” (Jz 13. 5)

Nazireu é o nome dado a pessoa que fez um voto (uma promessa) que na Bíblia é chamado [voto de nazireado]. Esse voto que se fazia a Deus, foi descrito de forma detalhada em Números 6. 1-21. Abaixo os detalhes do que a pessoa que fez esse voto não podia fazer:

- Terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas; (Nm 6. 3 – NVI)

- Não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada; (Nm 6. 3 – NVI)

- Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas; (Nm 6. 3 – NVI)

- Não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas; (Nm 6. 4 – NVI)

- Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça; (Nm 6. 5 – NVI)

- …Não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra. (Nm 6. 6-7 – NVI)

Esse é o voto de nazireado. Sansão, um nazireu, quebrou todas as proibições exigidas pelo voto e, por isso, foi reprovado por Deus.
Ler Mais

Estudo Biblico Sobre o Louvor Na Igreja

Já passei diversos periodos de louvor simplesmente cantando a música e não louvando. Conhecia a letra e estava acostumado a ela, então simplesmente abria a boca e cantava, vezes olhando pra trás, vezes sorrindo com piadinhas dos amigos ao redor, vezes observando os músicos. Quando tocava “aquela” música chata q não gostava eu simplesmente ia para o fundo para beber água ou ver algum outro perdido (como eu) “prá módi nóis cunversá”. Sem contar os dias q chegava na igreja carregado de pecados da semana e na hora do louvor eu fugia.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Muitas vezes ouvi a expressão: “Eu cheguei atrasado mas perdi “só” o louvor……a palavra eu peguei!”
JESUS CRISTOOOO!! Q q é isso??? Me dói o coração ouvir isso!!!

Acho q este é um caso comum para muitos de nós. Acredito q vc conseguiu encaixar-se em algum desses exemplos (ou parecido). Se não conseguiu, este post não é pra vc! hehehe.
Bom, se vc se encaixa, quero então abordar esse tema: Afinal de contas, o que estamos fazendo no periodo de louvor???

A biblia nos diz:

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

João 4:23

Vamos estudar um pouquinho este versículo.

Verdadeiros Adoradores: Se diz verdadeiros é pq existem os falsos! Admito q por muitas vezes eu fui um “adorador de plástico”, falso, mentiroso! JESUS disse: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Mateus 15:8).
Ai!!! Isso dói!! Mas é assim q muitas vezes eu me sinto, um falso adorador. Graças a misericórdia e graça de DEUS q nos alcança e nos envolve fazendo-nos voltar a cumprir nosso chamado: Ser um adorador!

Espirito: Note q no versículo, o “e” de espirito encontra-se com a letra minúscula, logo indica q é o nosso espirito. Se fosse o Espirito Santo, estaria escrito com “E” maiúsculo como lemos em Gálatas 5:16-18.
Neste caso, como adoramos em espirito?
R: Quando estamos caminhando em direção à santidade de DEUS! Preste atenção, não estou dizendo q é preciso ser perfeito, até pq “esso non ecziste”!!! A bíblia mesmo nos diz:

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Somos pecadores e semanalmente pecamos!! Vc pode ter cometido pecados durante sua semana mas, se vc está com um coração quebrantado e um espirito contrito (Salmos 51:17) então estará no caminho da santidade. Para entender melhor, vejamos o seguinte versículo:

Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

I João 3:9

A primeira vez q li este versículo eu tomei um susto!!! Na hora eu pensei: “Se quem nasce de DEUS não comete pecado…… MEU DEUS!!!! Eu não sou nascido de DEUS!!! Nem 100% dos meus amigos!!!”
No entanto, “comete pecado” é um infinitivo presente ativo, q subentende ação contínua! João enfatiza q quem realmente nasceu de DEUS, não pode continuar a viver pecando conscientemente, pq a vida de DEUS não pode permanecer em quem vive na prática do pecado!
Resumindo esta parte, adorar em espirito é manter seu próprio espirito no caminho (buscando a) da santidade.

Em verdade: Onde encontramos a verdade? Óbvio, na bíblia! Então devemos adorá-lo baseado na bíblia!
Podemos adorar a DEUS e a mamon?(Mateus 6:24) NÂO!!! Pq a bíblia nos diz!

Uma coisa q me dá calafrio e digo q abomino com toda minha alma é cantar musicas q não de adoração e sim de petição! Nossa, isso me deixa loco da vida! Os crente fica cantando, “me dá”, “me abençoa”, “me unge”, “dá tua promessa”, bla bla bla!!!! Já escrevi em um outro post q até onde sei, a música na bíblia era para adoração, para exaltar SUA santidade, SUA magestade, SEU poder, SUA glória, SUA bondade…. (Aleluia!!!) não para fazer petições a DEUS! Vejo q a igreja tem criado um bando de mendigos espirituais!!! SOCORRO!!!
Por isso q falo, adore em verdade segundo a bíblia, ADORE e não PEÇA NADA!!!!

O PAI procura a tais q assim o adorem: Já imaginou isso??? DEUS está procurando!!! Vc já perdeu alguma coisa? Qndo vc perde algo, inicia-se uma busca cautelosa, canto por canto, em baixo da cama, atrás do sofá………… Se DEUS está procurando, significa q ESTÁ DIFÍCIL ENCONTRAR!!!!!!

Observemos tb o estilo do culto contemporâneo. Geralmente é assim:

- Oração
- Louvor
- Dizimo e Ofertas
- Palavra
- Oração
- Fim

Separando os 2 periodos mais importantes temos o Louvor e a Pregação. A explicação simples para cada uam dela é:

Louvor: Momento de dar a DEUS
Palavra: Momento de receber de DEUS
Ler Mais

O que significa gentios? Estudo Biblico. Quem eram os Gentios?

A primeira coisa a se dizer a respeito dessa expressão é que ela não tem nada a ver com a palavra “gentil”, que significa generoso, amável, cortês, e da qual deriva a palavra gentileza. A expressão “gentio” tem outro significado como veremos a seguir.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Para entendermos bem essa expressão, precisamos olhar um pouco para o passado. Lá no Antigo Testamento vemos registrado que Deus escolheu um povo para ser o Seu povo. Esse povo deveria representar o Seu nome, e foi a esse povo que Ele deu as Sagradas Escrituras. Esse povo é bastante conhecido pelo nome de judeus.

A Bíblia também os identifica como hebreus, povo de Deus, israelitas, povo de Israel. Todas estas designações indicam o mesmo povo, os judeus. Temos alguns personagens muito famosos que eram deste povo, como Abraão, Moisés, Davi, Salomão, Jesus Cristo, Paulo, Pedro, etc.

Sendo assim, gentios são todas as pessoas que não são do povo judeu. Eu sou um gentio e provavelmente você também seja. Qualquer pessoa que não seja um judeu se enquadra como sendo parte do povo gentio. Na Bíblia o povo não-judeu é designado pelo nome de gentios.

Quando Paulo diz, por exemplo: “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3. 8), ele está querendo dizer que foi dada a ele a graça de levar a palavra de Deus aos gentios, ou seja, aos que não são judeus.
Ler Mais

Estudo Biblico Sobre O Enganoso Coração do homem

Jeremias 17: 9-10
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”

Vou aprofundar um pouco mais esse assunto que já tinha comentado um pouco no outro artigo “ROCHA OU AREIA? ONDE ESTÁ SUA FÉ?”. Há uma expressão muito ouvida em novelas, filmes, em palestras, já conhecidas por todos “siga o que seu coração mandar”. Mas será que a palavra de Deus também pensa assim, será que ela concorda com essa frase? Salomão, homem mais sábio que já existiu disse em provérbios 4: 23

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”

Ele pede que acima de tudo, que a principal coisa, que aquilo que nós devemos mais cuidar é o nosso coração, outras versões colocam pensamento, pois nesse contexto coração é suas motivações, intenções, vontade, onde procedem todas as saídas da vidas, sonhos, decisões, metas. Por essa importância toda que é o coração do homem e pelo poder que ele tem na nossa vida é que Salomão diz que é acima de tudo, que nós devemos guardá-lo. Mas devemos guardar nosso coração de quem afinal? De nós mesmos, veja Jeremias 17 : 9

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

A natureza do nosso coração é enganosa e traiçoeira, em nosso coração e vontades naturais não habita bem algum, Paulo constatou isso, e se queixou em romanos 7 :18

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.”

Paulo lamenta a luta que ele tem que fazer para ele conseguir fazer o bem, porque isso vai contra a vontade de sua carne e seu coração.

Sabemos que não é fácil dizer não ao pecado, é uma luta constante, e muitas pessoas tem aceitado ser derrotado pela prostituição, pela bebida e outros vícios, pois acham que é normal, “é a idade, eu não sou de ferro, sou homem, sou mulher, e é minha natureza não posso fazer nada, como vou lutar contra meu desejo”, por isso que o mundo la fora está cheio de homossexuais, adúlteros, fornicadores, beberrões e tantos outros, porque resolveram seguir seus extintos, seu coração, e não sabem que eles são enganoso, e mais do que isso, perverso! Sua doença é incurável! Quem é capaz de compreende lo? nem nós mesmo compreendemos, e somos traídos por ele, aí você pensa “estamos lascados não tem solução pra nós” Paulo também acho que se desesperou, veja o que ele diz no vs. 24 do capitulo 7 de romanos.

“Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” mas no Vs. seguinte Paulo da a solução na parte A do Vs “Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor…”

Só mesmo Jesus para nos livrar, pois só ele conhece nosso coração realmente, depois que você aceita Jesus, a palavra nos diz que temos a mente de Cristo e começamos a sonhar seus sonhos e andar como ele quer que nós andemos, mas se continuarmos andar segundo o nosso coração, aí não tem jeito mesmo.

Voltemos para Jeremias : Quem é capaz de compreende-lo (coração)? 17: 10 “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Ou seja, frutos são consequências de nossas obras, nossas obras são conseqüências do desejo do nosso coração, logo se nosso coração é corrupto e perverso, nossos frutos não serão nada bons e nosso fim será horrível, e agora estamos na mesma de novo, miseráveis homens que somos! Mas Davi por conhecer isso clamou ao Senhor no salmo 139: 23-24

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”

Você tem pedido para o Senhor sondar o seu coração e guia-lo? Não adianta nada dizer que o aceitou, que o ama se não deixar que ele examine-o e convença das suas motivações erradas, e deixe-o guiar por um cominho eterno. Peça para o Senhor o examinar, peça para que ele lhe mostre onde você está errado, quais são as atitudes que você deve mudar. Veja provérbios 16 : 2 “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o SENHOR pesa os espíritos” parece que tudo é normal né? tudo ta direito, mas não é bem assim não, o Senhor pesa tudo. Coloque o Vs. seguinte de provérbio como principio de sua vida “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” Isso é fantástico, coloque seus caminhos nas mãos de Deus e Ele estabelecerá os seus pensamentos, e a bíblia diz que os pensamentos de Deus “…são pensamentos de paz e não de mal, para dar o fim que esperais” Jeremias 29: 11. Coloque seus sonhos, projetos e desejos no Senhor, consulte primeiro a Deus em tudo, pergunte se esses são realmente os pensamentos de Deus para sua vida, caso não seja ainda que pareça direito será caminho de morte veja provérbios 14: 12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”

Coloque sua vida na dependência de Deus, guarde seu coração com a palavra de Deus, Salmo 119 9 -11

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando o conforme a tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

Guarde este livro no seu coração, ocupe seu coração e sua mente do que vem do alto, apenas a palavra de Deus fará você evitar de pecar, você pode estar no outro lado do mundo, mas quando lhe surgir a oportunidade de pecar a única coisa que vai lhe impedir de errar é se a palavra de Deus estiver guardada e guardando o seu coração, alimente seu espírito e crucifique sua carne. Atente para essas três passagens a mais. Provérbios 28: 26 “Os que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.” Salmo 81: 11-12 “Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos do seu coração, e andaram segundo os seus próprios conselhos”

No momento que você rejeita a instrução, e o propósito de Deus, ele te larga a sua própria sorte, te deixa andar segundo a teimosia do seu coração, e sabemos bem que dele não vem bem algum. Aceite a Jesus entregue tudo a Ele, confie suas obras a ele e obedeça a sua palavra que ele lhe guiará em um caminho de vitória e sucesso.
Ler Mais

Deus tem um tempo novo para a sua vida Estudos Biblicos

Não prenda-se ao passado, Deus te oferece um novo tempo
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Depois do anoitecer vem o amanhecer
Depois do temporal vem à bonança
Depois do choro vem a paz

Percebemos que sempre foi assim,
depois de grandes e aparentes catástrofes,
vem um tempo de refrigério,
porém só vê quem vive para isto,
pois o desespero tende a tomar conta dos corações
tentando levá-los a precipitações e agonias sem fim,
mas quem persevera e confia em Deus viverá o novo tempo
de uma força plena e oposta a tanta “judiação”.

O termo judiar veio realmente depois de tantas tentativas de extermínio impiedoso do povo judeu e vemos Mordecai enviando cartas ao povo depois de terem superado a primeira inquisição ou o primeiro Hitler?? embora houve antes de Hamã outras tentativas de massacres, porém foram fracassadas.

Depois de mais uma tentativa de destruição do povo judeu, veio a oportunidade de Deus trazendo liberação de um novo tempo e Mordecai, um bom e fiel homem, soube bem o que significava sobreviver ás nuvens escuras e sombrias da vida… e declarou que a superação daquela fase tão difícil tinha alguns significados e deveria trazer algumas marcas na vida daquelas pessoas vitoriosas:

Ao contrário do que imaginamos, não eram marcas de medos, agressões, angústias, pavores ou tormentos mas marcas de maturidade, vejamos:

1) Sossego dos inimigos

O tempo de afronta, perseguição, humilhação e opróbrio tinha sido vencido e agora a nova fase significava paz e tranquilidade, sossego dos inimigos o fim de toda perturbação mental, emocional, espiritual.

2) Mudança de Tristeza em alegria

O tempo do choro e amargura tinha findado, agora para todos os que venceram e superaram haveria uma transformação de tristeza em alegria, de silêncio em cântico, de prostração em folguedo.

3) Mudança de luto em dia de festa

Acabara a pressão de morte, ameaças, afrontas e opressão findou este tempo agora o sentimento de morte seria transformado em festa, haveria festejos, comemoração, alegria e bem estar pois Deus lhes proporcionara vida ao invés de todo o mal que viam levantar-se contra si.

4) Dias de banquetes e de alegria

O tempo de escassez, falta e medo havia passado agora eles deveriam banquetear-se muitos após superarem suas dores e tormentas muitos ficam transpassados e olhando para trás gemem pelo que passaram , porém a ordem era banqueteiem-se de alegria, é assim que deve ser, não ficar chorando o tempo da dor mas festejar diante do novo tempo.

5) Dias de mandarem porções dos banquetes uns aos outros, e dádivas aos pobres.

Além de poderem viver a fartura ao invés da escassez, deveriam partilhar desta libertação e alegria, deveriam comemorar e atingir as pessoas ao redor com este novo sentimento e alegria, não era só para que eles vivessem a cura, mas transbordassem este bem estar para todos que estivessem ao redor.

6) Dar dádivas aos pobres

Novo tempo chegou, e a todos pobres de espírito, todos os miseráveis que viviam sem vigor e força deveriam dar-lhes do alimento que tinham , e este alimento vai além do natural é o alimento espiritual.

Lembre-se que todas estas ordens de Mordecai vieram depois de um grande espanto, ameaça de destruição, muitas vezes poderíamos justificar a nossa apostasia, prostração, passividade, baseando-se em traumas, dores e marcas do passado, porém maior ameaça e afronta que este povo viveu é impossível, porém mesmo depois de tudo , não olhavam para trás, superaram , venceram os inimigos e comemoravam a nova fase.

Não prenda-se ao passado, ‘viva a cada dia’, não compormeta o teu hoje por causa do seu ontem, viva o presente e se já houve o fim do sofrimento e vitória se alegre em Deus e como Mordecai saiba que Deus te dá sossego dos inimigos, pare de buscar problemas, viva em paz, e fique em paz, mude a tristeza em alegria, pois o que passou passou e ficou para trás, mude o luto em festa, o tempo da opressão , do sentimento de fim, tragédia e morte serão vencidas agora regozije em Deus que tudo pode fazer, banqueteie-se, alegre-se e partilhe com todos ao seu redor deste momento bom e quanto aos pobres de espírito envolva-os com o teu amor, paz, prosperidade, proporcionando-lhes dias de cura.

Ester 9:21 ordenando-lhes que comemorassem o dia catorze do mês de adar e o dia quinze do mesmo, todos os anos,22 como os dias em que os judeus tiveram sossego dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa; para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem porções dos banquetes uns aos outros, e dádivas aos pobres.

Guarde esse exemplo no seu coração, independente da dura batalha que tenhas que suportar, se sobreviveste é porque agora tens que se levantar e vive o novo tempo, os judeus entendiam isso, e depois de cada grande luta criavam uma nova festa comemorativa, a fim de agradecerem a Deus e ainda festejarem o poder a resistência e novidade de vida proporcionada pela chance de superarem a crise…

então levante-se não fique lamentando mais o passado, viva o hoje com alegria, e se o teu presente é de dor , seja forte e firme para vencê-lo afim de poderes comemorar a sua vitória amanhã, agora se já passante o vale da sombra da morte, se já superaste tua maior batalha não tenhas medo de ser feliz…

Haverá para ti paz, alegria, vida e prosperidade se creres.

Deus te abençoe !
Ler Mais

Estudo Biblico Cordão de Três Dobras

A Bíblia diz em Eclesiastes 4.9-12 que “melhor é serem dois do que um”, mas termina falando sobre o cordão de três dobras e revelando que é melhor serem três do que dois. Fica implícito que a conta de uma terceira dobra no cordão está mostrando que o “time” aumentou.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4.12)

Salomão afirma que se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. Isto mostra que um cordão dobrado oferece maior resistência. Porém, ao acrescentar-se uma terceira dobra, ele fica ainda mais resistente! Se há benefícios em ser dois, há muito mais em ser três!

Como já afirmamos, Salomão não fez esta afirmação direcionada exclusivamente ao casamento; ele fala de relacionamento de um modo geral. E, em qualquer relacionamento, a terceira dobra poderia ser mais uma pessoa. Porém, quando examinamos a revelação bíblica acerca do casamento, descobrimos que, no modelo divino, deve sempre haver a participação de uma terceira parte. E isto não fala da presença de algum filho e nem tampouco de um (abominável) triângulo amoroso! Fala da participação do Senhor no casamento.

A presença de Deus é a terceira dobra e deve ser cultivada na vida do casal. Adão e Eva não ficaram sozinhos no Éden, Deus estava diariamente com eles e, da mesma forma como idealizou com o primeiro casal, Ele quer participar do nosso casamento também!

Vemos esta questão do envolvimento de Deus na união matrimonial sob três diferentes perspectivas:

1. Deus como parte do compromisso do casal;

2. Deus como fonte de intervenção na vida do casal;

3. Deus como modelo e referência para o casal.

UMA DUPLA ALIANÇA

Como já afirmamos no primeiro capítulo, o casamento é uma aliança que os cônjuges firmam entre si e também com Deus. O Senhor, através do profeta Malaquias, referiu-se ao casamento como sendo uma aliança entre o homem e a sua mulher:

“Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”. (Malaquias 2.14)

A esposa foi chamada por Deus como “a mulher da tua aliança”, o que deixa claro qual é o enfoque bíblico do casamento. Esta aliança matrimonial não é apenas uma aliança dos cônjuges entre si, mas do casal com Deus. O matrimônio, portanto, é uma dupla aliança. Malaquias diz que Deus se faz presente testemunhando a aliança do casal. O mesmo conceito também nos é apresentado no livro de Provérbios:

“Para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras, a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus”. (Provérbios 2.16,17)

Novamente as Escrituras condenam o abandono ao cônjuge, pois neste texto, assim como em Malaquias, a infidelidade é abordada. Nesta situação, é a mulher quem foi infiel ao amigo de sua mocidade e é chamada de alguém que se esqueceu da aliança do seu Deus. A palavra “aliança”, neste versículo de Provérbios, fala não apenas da aliança entre os cônjuges, mas da aliança deles com Deus. Fala da obediência que alguém deve prestar à Lei do Senhor e também se refere ao matrimônio como uma aliança da qual Deus quer participar.

No Antigo Testamento vemos Deus, por intermédio de Moisés, seu servo, entregando a Israel dez mandamentos que se destacavam de todos os demais. Eles foram chamados de “as palavras da aliança”:

“E, ali, esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras”. (Êxodo 34.28)

Um destes mandamentos mostra que preservar o casamento não é apenas uma obrigação da aliança contraída entre os cônjuges; é parte da aliança firmada com o próprio Deus: “Não adulterarás” (Êx 20.14). As ordenanças do Senhor foram escritas (incluindo a ordem de não adulterar) e o livro onde foram registradas passou a ser chamado de “o livro da aliança”:

“Moisés escreveu todas as palavras do Senhor… E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos. Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez convosco a respeito de todas estas palavras.” (Êxodo 24.4a,7,8)

Portanto, o casamento é uma dupla aliança; é uma aliança dos cônjuges entre si, mas também é uma aliança de ambos com Deus. Logo, o Senhor está presente na aliança, no compromisso do casamento. Esta é uma das formas em que Deus pode ser a terceira dobra no relacionamento conjugal.

EDIFICAR COM A BÊNÇÃO DE DEUS

Outra forma como Deus pode e quer participar no casamento é podendo intervir, agir em nossas vidas e relacionamento conjugal. Não temos a capacidade de fazer este relacionamento funcionar somente por nós mesmos; aliás, temos que admitir nossa dependência de Deus para tudo, pois o Senhor Jesus Cristo mesmo declarou: “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). A Palavra de Deus nos ensina que precisamos aprender a edificar com a bênção de Deus, e não apenas com nossa própria força e capacidade:

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127.1)

“Edificar a casa” é uma linguagem bíblica para a construção do lar, não do prédio em que se mora. Provérbios 14.1 declara que “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”. Isto não quer dizer que temos uma mulher “pedreira” e outra “demolidora”, pois o texto fala do ambiente do lar e não de um edifício físico.

Há ingredientes importantes para edificação da casa (Pv 24.3), mas o essencial é cultivar diária e permanentemente a presença de Deus.

PARECIDOS COM DEUS

Uma outra maneira como Deus se torna parte em nosso casamento é como modelo e referência para nossas vidas. O Senhor é o padrão no qual devemos nos espelhar!

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5.1)

O Novo Testamento revela com clareza que o plano divino para cada um de nós é conformar-mo-nos com a imagem do Senhor Jesus Cristo:

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29)

As Escrituras declaram que fomos “predestinados” (destinados de ante-mão) para sermos conformes à imagem de Jesus! Cristo é nosso referencial de conduta; o apóstolo João declara que “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1 Jo 2.6). O apóstolo Pedro afirmou que devemos seguir os Seus passos, o que significa: caminhar como Ele caminhou (1 Pe 2.21). A transformação que experimentamos na vida cristã é progressiva (a Bíbia chama “de glória em glória) e tem endereço certo: tornar-nos semelhantes a Jesus (2 Co 3.18).

O Senhor Jesus atribuiu ao “coração duro” o grande motivo da falência do matrimônio (Mt 19.8). As promessas de Deus ao Seu povo no Antigo Testamento eram de um transplante de coração (Ez 36.26); o Senhor disse que trocaria o coração de pedra (duro, da natureza humana decaída) por um coração de carne (maleável, com a natureza divina). A nova natureza deve afetar nosso casamento. Se Deus passar a ser o modelo ao qual os cônjuges buscam se conformar, certamente se aproximarão um do outro e viverão muito melhor!

Pense em dois cônjuges cristãos manifestando as nove características do fruto do Espírito (Gl 5.22,23): “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. Se manifestarmos a natureza de Deus, andaremos na plenitude do propósito divino para os relacionamentos.

Cresci ouvindo meu pai dizer (e aplicar em relação ao casamento) o seguinte: “Quando duas coisas se parecem com uma terceira, forçosamente serão iguais entre si”. Ele dizia que se o marido e a mulher vão se tornando parecidos com Deus, então eles ficam mais parecidos um com o outro. No ano de 1995, quando eu era ainda récem-casado, eu vi num curso do “Casados Para Sempre”, ministrado pelo Jessé e Sueli Oliveira (hoje presidentes nacionais do MMI – Marriage Ministries Internacional), uma ilustração interessante: um triângulo que tinha na ponta de cima palavra “Deus” e nas duas de baixo as palavras “marido” e “esposa”. Nesta ilustração eles nos mostraram que quanto mais o marido e a esposa subiam em direção a Deus, mais próximos ficavam um do outro. Nunca mais eu a Kelly esquecemos este exemplo.

Quero falar de apenas três (entre muitos) valores que encontramos na pessoa de Deus e que deveríamos reproduzir em nossas vidas. Certamente muitos casamentos podem ser salvos somente por praticar estes princípios: amar, ceder e perdoar.

Amar

Se Deus será parte de nosso casamento como modelo e referência, então temos que aprender a andar em amor, uma vez que as Escrituras nos revelam que Deus é amor (1 Jo 4.8). A revelação bíblica de que Deus é amor não foi dada apenas para que saibamos quem Deus é, mas para que nos tornemos imitadores d’Ele:

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” (Efésios 5.1,2)

Há diferentes palavras usadas no original grego (língua em que foram escritos os manuscritos do Novo Testamento) para amor: “eros” (que retrata o amor de expressão física, sexual), “storge” (que fala de amor familiar), “fileo” (que aponta para o amor de irmão e/ou amigo), e “ágape” (que enfoca o amor sacrificial). Quando a Bíblia fala do amor de Deus, usa a palavra “ágape”; este é o amor que devemos manifestar! Ao escrever aos coríntios, o apóstolo Paulo ensina como é a expressão deste amor:

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13.4-7)

Se imitarmos a Deus e manifestarmos este tipo de amor, as coisas certamente serão bem diferentes em nosso matrimônio!

Ceder

A grande maioria das brigas e discussões gira em torno de quem está certo, de quem tem a razão. Muitas vezes, não vale à pena ter a razão; há momentos em que a melhor coisa é ceder, quer isto seja agradável, quer não! Observe o que Jesus Cristo nos ensinou a fazer:

“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.” (Mateus 5.39-41)

Se seguirmos a Deus, como nosso modelo e referencial, e aos seus princípios, o casamento tem tudo para funcionar. O matrimônio não é um desafio por causa da pessoa com quem convivemos, e sim porque este convívio suscita nossa carnalidade e egoísmo e mostra quem nós somos! A dificuldade não está no cônjuge e sim em nossa inaptidão em ceder. Se amadurecermos nesta área, nossa vida conjugal definitivamente colherá os frutos.

Perdoar

Se imitarmos nosso modelo e referencial, que é Deus, e perdoarmos como Ele perdoa – como um ato de misericórdia e não de merecimento, incondicional e sacrificialmente – levaremos nosso relacionamento a um profundo nível de cura, restauração e intervenção divina. A instrução bíblica é muito clara em relação a isto:

“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Efésios 4.32)

Concluindo, sem Deus (presente, intervindo e como nosso referencial) no casamento será impossível viver a plenitude do propósito divino para o matrimônio. Mesmo um casal que nunca se divorcie, viverá toda sua vida conjugal aquém do plano de Deus; por melhor que pareça sua relação matrimonial aos olhos humanos, ainda estará distante do que poderia e deveria viver.
Ler Mais

Estudo Biblico Sobre A O que é verdade e mentira nos vídeos sobre os Illuminati

Misturando verdades com mentiras, boatos com fatos, eles acabaram se popularizando entre crentes
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Nos últimos meses, tem se popularizado no meio evangélico uma série de vídeos acerca do projeto de governança mundial profetizado pela Bíblia para o final dos tempos e que já estaria em andamento no mundo. Esses vídeos, disponibilizados gratuitamente na grande rede de computadores, têm sido ultimamente reproduzidos de forma caseira por muitos crentes, se tornando ainda mais populares. Porém, sua escatologia, extremamente especulativa, mistura verdades com mentiras, boatos com fatos, evidências com informações absolutamente equivocadas. Estamos falando dos vídeos acerca dos supostos Illuminati, e que já são uma verdadeira febre entre muitos crentes Brasil afora.

Segundo esses vídeos, há décadas que um grupo de homens muito ricos domina o mundo, manipulando governos, a economia mundial, a produção dos alimentos e todas as notícias que lemos nos jornais ou vemos na tevê e nos grandes sites de notícias da internet. Esse grupo, dizem, chama-se Illuminati, uma entidade secreta que reúne homens poderosos desejosos de implantar na Terra um governo mundial. De acordo com os vídeos, são eles que teriam elegido de fato os últimos presidentes dos Estados Unidos, teriam “produzido a farsa” de que o homem foi à lua bem como a “farsa” dos atentados ao World Trade Center; (sic) e, ainda segundo eles, todas as igrejas evangélicas estariam praticamente envolvidas, consciente ou inconscientemente, pela Nova Ordem Mundial, ou seja, o governo mundial. Como dá para perceber, são enormes falácias, mas que acabam enganando muitos justamente porque essas mentiras são apresentadas nos vídeos ao lado de outros fatos, misturando verdade com ficção.

Sobre o 11 de setembro, por exemplo, a maluca teoria da conspiração sobre os atentados foi popularizada pelo livro L’Effroyable Imposture (2002), do jornalista e ativista político de esquerda Thierry Meyssan. Com o lançamento do livro, a teoria de Meyssan se espalhou na internet, mas trata-se de uma tremenda fraude, cujos argumentos (muitos distorcidos já em seu nascedouro) já foram todos respondidos um a um pelo FBI e pelo Departamento de Estado norte-americano, e em artigos tanto da imprensa dos EUA como da imprensa europeia, inclusive a francesa, mal o livro fora lançado. Envergonhados pela tese louca de Meyssan, jornalistas franceses também chegaram a escrever um livro rebatendo ponto a ponto sua teoria, repleta de informações equivocadas. Desacreditado, Meyssan saiu da Europa e passou a morar na Síria, de onde trabalha fazendo matérias para uma revista semanal russa, a “Odnako”.

Os Illuminati existem?

Para início de conversa, os Illuminati de fato sequer existem. Grupos como Illuminati, Golden Dawn (Aurora Dourada), Priorado de Sião e Templários já existiram, mas há muito tempo não existem mais. O Priorado de Sião, que se dizia uma sociedade secreta fundada no século 11, foi, na verdade, criado em 1956 e se dissolveu no mesmo ano. Os Templários existiram de 1096 até 1312, quando o papa Clemente V resolveu dissolver a ordem. A sociedade ocultista e teosófica Aurora Dourada nasceu em 1880 e desfez-se em 1905. Atualmente, pequenos grupos, nascidos recentemente, alegam ser a continuação da ordem, mas nenhum tem realmente ligação direta com o original Aurora Dourada nem conseguiu ter a pequena influência que esse grupo tinha no final do século 19 na Inglaterra. O Iluminati, por sua vez, foi uma sociedade secreta criada na Alemanha em 1776 e extinguida em 1788, e caracterizada por seguir um iluminismo radical. Todas as teorias que colocam os Illiminati como tendo início antes dessa época ou como existindo até hoje tratam-se de lendas. O nome Illuminati só sobrevive hoje em minúsculos grupos de aficcionados pela história do Illuminati original. Há até um deles no Brasil. Eles se dizem herdeiros dos antigos Illuminati, mas não têm obviamente nenhuma ligação direta com o Illuminati original do século 18, e também nenhum desses grupos têm ligação entre si e muito menos exercem alguma influência significativa sobre a sociedade.

Aliás, Illuminati, Golden Dawn e Priorado de Sião eram sociedades secretas antigas que não chegaram, nenhuma delas, a ter o poder de influência que a maçonaria, por exemplo, tinha pelo menos até o início do século 20. Hoje, Illuminati, Golden Dawn, Priorado de Sião e Templários só existem mesmo em romances policiais mirabolantes que rendem lucrativos roteiros de filmes de ficção, como O Códido Da Vinci, baseado em obra ficcional homônima do falacioso Dan Brown.
Sérgio Pereira Couto, jornalista, historiador e escritor, considerado o maior especialista em sociedades secretas no Brasil, ressalta sobre os Illuminati que “páginas e mais páginas de Internet apresentam os esquemas mais malucos e os atribui ao grupo, incluindo ramificações e controle total de outras ordens”, e acrescenta que, desde o século 18, “muito se falou sobre essa ordem e pouco se provou”.

Agora, o que é verdade, e já foi alvo de matéria do jornal Mensageiro da Paz, é que existem grupos que reúnem realmente homens poderosos na política, na cultura e na economia mundial, e que pregam uma Nova Ordem Mundial – isto é, uma governança mundial –, mas nada que seja do tipo sociedade secreta. São eles o Council on Foreign Relations (CFR, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, e o Clube Bilderberg, que reúne fraternalmente líderes internacionais nas áreas de política, economia e cultura (MP, edição 1.490, julho/2009/pp. 14 e 15). Ambos foram fundados no século 20. Destes, apenas o Clube Bilderberg é mais reservado. O CFR, ao contrário, realiza palestras, eventos e tem publicação oficial. Já o Clube Bilderberg é, no máximo, o que se pode chamar em nossos dias de “sociedade discreta” (aliás, é praticamente impossível imaginar em nossos dias uma sociedade absolutamente secreta, já que estamos em uma época em que a comunicação e o jornalismo investigativo são cada vez mais fortes).

É fato que as reuniões do Clube Bilderberg não são abertas à imprensa ou ao grande público, mas seus membros são todos conhecidos e todos os anos sabe-se quando e onde serão realizadas as reuniões. Inclusive, a pauta desses encontros de vez em quando acaba vazando para a imprensa, sendo publicada em sites e até em jornais. Outro ponto importante a se frisar é que esses grupos (CFR e CB) não são “onipotentes”, no sentido de terem o poder pleno de implantar tudo o que idealizam ou “controlar toda a mídia e o governo de nações”, mas tentam, sim, dentro da esfera de influência de seus membros, influenciar o maior número de pessoas no planeta para aquilo que consideram ser o melhor para o mundo – e na maioria das vezes acabam conseguindo seu intento, por terem o apoio da maioria dos grandes formadores de opinião da mídia ocidental de hoje na defesa de suas propostas. O CFR e o CB defendem, por exemplo, um governo mundial, moeda única, legalização de drogas, “casamento” homossexual. Nem todos os seus membros concordam com todos os pontos dessa pauta, mas a maioria, sim.

Estejam os membros do CFR e do Clube Bilderberg conscientes disso ou não, o que defendem em sua maioria aponta para as profecias bíblicas relativas ao final dos tempos. E suas ações, sem dúvida, influenciam a sociedade. Só não se pode chamar isso de “controle total”, mas apenas de grande influência; nem afirmar que o Clube Bilderberg, e muito menos o CFR, é uma “sociedade secreta”; e nem chamar esses grupos ou seus membros de Illuminati, pois este não mais existe. Há propostas dos antigos Illuminati do século 18 que se assemelham às propostas do CFR e do CB? Sim, sem dúvida, mas estes não têm ligação com aqueles, apenas ideologias parecidas.

O homem não foi à lua?

Um dos grandes absurdos desses vídeos de escatologia especulativa que pregam o controle mundial dos supostos Illuminati manipulando a sociedade é a teoria conspiratória de que o homem não foi à lua, que isso teria sido uma farsa estratégica dos Illuminati. Alguns dos argumentos usados para tentar provar isso são: (1) “Se Mastrong foi o primeiro homem a pisar na lua, quem é que tirou a foto dele descendo?”; (2) “Se na lua não tem umidade, por que fotos da viagem à lua mostram pegadas dos astronautas?”; (3) “Como é que os astronautas fizeram tantas fotos na lua, mas em nenhuma delas aparecem estrelas no espaço visto da lua?”; (4) “Por que há duplicidade de sombras nas imagens dos astronautas na lua?”; (5) “Se a temperatura na lua é de 100º durante o dia e -150º à noite, como os astronautas conseguiram andar lá?”; (6) “Se na lua existe vácuo, porque a bandeira dos Estados Unidos ficava tremulando nas imagens da viagem à lua?”; e (7) “Se o homem já foi à lua, por que ainda não voltou?”.

O astrônomo Ronaldo Mourão, um dos mais respeitados cientistas brasileiros, explica:

(1) “O homem que aparece na foto descendo do módulo lunar não é Amstrong, mas seu companheiro Buzz Aldrin, que foi o piloto do módulo e o segundo homem a pisar na lua. Enquanto ele descia, Armstrong fotografava. Aliás, a maioria das fotos clássicas da lua, que muita gente acredita serem de Armstrong, são, na verdade, de Aldrin”.
(2) “Não é preciso água para deixar pegadas, como qualquer beduíno do deserto pode demonstrar. O que permite pegadas no solo lunar é a areia extremamente fina e porosa da lua. É um pó muito, muito fino, semelhante ao cimento, à cinza vulcânica ou ao pó compacto que as mulheres usam em maquiagens. Quando você pisa em algo assim, fica uma marca profunda. É por isso que as pegadas se formaram”.
(3) “Os astronautas com certeza viram muitas estrelas, mas não conseguiram fotografar nenhuma, porque a fotografia tinha limites em 1969. Para conseguir captar as estrelas, os astronautas teriam que ter deixado uma exposição alta na câmera e, com o brilho do Sol ali do lado, se fizessem isso não teriam conseguido registrar mais nada na superfície. Talvez com uma máquina moderna de hoje em dia eles conseguiriam, mas era difícil e isso não era a prioridade naquele momento”.
(4) “A fonte principal de luz na lua é o sol, assim como na Terra, mas o sol não é a única fonte. Há também a Terra e a luz emitida pela própria câmera do astronauta. Na lua, a Terra ilumina a área tanto quanto a lua ilumina a Terra em uma noite de lua cheia”.
(5) “O local escolhido para o pouso era exatamente no meio da penumbra, onde ainda não era nem dia nem noite completamente, para proteger os astronautas. A rotação da Lua dura cerca de 27 dias – tempo de sobra para Armstrong e Aldrin ficarem seguros por ali”.
(6) “A bandeira não tremula. Em qualquer das fotos da bandeira dos EUA na lua, não importa o ângulo, as dobras da bandeira continuam as mesmas. Na hora que fincaram a bandeira, ela continuou como estava. E é por isso que ela fica ereta, senão ela ficaria para baixo, que era o esperado que acontecesse na Lua”.
(7) “O homem não voltou à lua ainda por questões políticas. Depois que os Estados Unidos chegaram à lua, os soviéticos resolveram brincar de ‘eu nem queria mesmo’ e deram uma bela desacelerada em seu programa lunar, mantendo apenas as sondas Luna. A URSS preferiu gastar seu tempo e dinheiro com a estação espacial Mir, e nessa eles derrotaram os americanos, que jamais conseguiram colocar a sua Freedom em órbita e acabaram adaptando o projeto para virar a Estação Espacial Internacional. A Nasa, por sua vez, viveu uma crise financeira numa época em que o governo americano acreditava que o povo não se importava com o programa espacial. Mais tarde, preferiu concentrar seus esforços nos ônibus espaciais, com a esperança de tornar as missões mais rotineiras. Agora, no entanto, tudo parece que vai mudar. Com a aposentadoria dos ônibus espaciais no fim de 2010, os americanos estão investindo em novas naves: as Orion, que parecem muito mais com as Apollo do que com os gigantescos ônibus. A principal missão da nova nave é levar o homem de volta à lua”.
Prudência
Os vídeos especulativos pregam ainda uma absurda conspiração judaica (o que dá aos vídeos um tom antissemita) e falam ainda do “perigo das vacinações”, exagerando muito em algumas notícias sobre a vacina contra o vírus influenza A (H1N1) e distorcendo um pouco outras relacionadas ao assunto. Outro assunto abordado é o cada vez mais popular microchip implantado em mãos, trazendo informações da pessoa e sinal de sua localização. Quanto ao microchip, é possível que ele seja usado no governo mundial? Sim, é possível. O próprio Mensageiro da Paz já publicou nos últimos anos duas matérias sobre essa possibilidade. Não podemos afirmar com certeza, mas, no máximo, cogitar, com base em Apocalipse 13.16,17, que fala do “sinal da besta”, sem o qual ninguém poderá circular, comprar ou vender. Lembremo-nos, porém, que nos anos 80 pensava-se que o “sinal da besta” seria o código de barras. Agora, fala-se em microchip. Não sabemos se até lá será isso mesmo ou outra tecnologia ainda mais avançada. O que sabemos é que tal “sinal” haverá, porque é a Bíblia quem o diz.

Enfim, sabemos que os sinais da proximidade da Segunda Vinda de Jesus estão aí. Sabemos também, pela Palavra de Deus, que haverá um governo mundial e, inclusive, vemos cada vez mais o aumento do poder dos organismos internacionais. Apenas devemos ser prudentes para não nos deixarmos levar por uma escatologia meramente especulativa e por imaginações humanas. Para isso, em primeiro lugar, devemos checar e analisar as informações antes de aceitá-las; e em segundo lugar, mas não menos importante, também devemos sempre ter o cuidado para não irmos além do que a Bíblia nos diz. Assim, evitaremos tanto sermos enganados quanto sermos precipitados em nossas afirmações.
Ler Mais

Estudo Biblico - Timóteo, um líder digno de ser imitado

Timóteo foi um dos líderes mais destacado da igreja primitiva. Não que fosse forte em todas as áreas. Ele era jovem, tímido e doente, mas foi cooperador de Paulo e o continuador de sua obra. A esse jovem líder, o apóstolo Paulo escreveu duas de suas espístolas. Sua mãe era judia e seu pai grego (At 6.1). Timóteo tinha bom testemunho em sua cidade e também fora de seu domicilio (At 16.2). Timóteo foi educado à luz das Escrituras desde sua infância (2Tm 3. 14,15). Tanto sua avó Loide, como sua mãe Eunice eram mulheres comprometidas com Deus e com elas Timóteo aprendeu a ter fé sem fingimento desde a sua juventude (2 Tm 1.5).
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Em Filipenses capítulo 2. 19 a 24, o apóstolo Paulo nos fala de algumas características desse importante líder espiritual.

Vejamos quais são essas marcas:

1. Timóteo, um líder que cuida dos interesses do povo. O líder é um sevo. Ele não visa seus próprios interesses, mas cuida dos interesses do povo de Deus. Timóteo não cuidava dos interesses do povo para alcançar com isso algum favor pessoal. Ele não usava as pessoas. Sua relação com as pessoas não era utilitarista. O apóstolo Paulo diz: “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide dos vossos interesses” (Fp 2.20). Jesus foi o maior de todos os líderes e ele disse que não veio para ser servido, mas para servir. Quando seus discípulos disputavam entre si quem era o maior dentre eles, Jesus tomou a bacia e a toalha e lavou os pés dos dicípulos. Liderança cristã é influência por meio do serviço abnegado.

2. Timóteo, um líder de caráter provado. Timóteo era um homem de Deus. Sua vida estava centrada em Cristo. Ele era comprometido com as Escrituras, fiel a Cristo Jesus e dedicado à igreja. Timóteo não buscava glória para si mesmo. Ele não construía monumentos ao seu próprio nome. Ele buscava na igreja os interesses de Cristo. Paulo denuncia o fato de existirem na igreja homens que buscavam interesses próprios, porém Timóteo, diferente desses, buscava os interesses de Cristo. Leiamos o registro do apóstolo: “…pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus” (Fp 2.21).

3. Timóteo, um líder de caráter provado. Timóteo tinha zelo pela sua vida e também da doutrina. Ele era um homem consistente na teologia e na conduta. Seu caráter era provado.O apóstolo escreve: “E conheceis o seu caráter provado…” (Fp 2.22). Timóteo era um homem irrepreensível, que tinha bom testemunho dentro e fora da igreja. A vida do líder é a vida da sua liderança. Liderança não é apenas performace, mas sobre tudo, integridade. John Maxwell definiu liderança como influência. Um líder influencia sempre: para o bem ou para o mal. A liderança jamais é neutra. Um líder é bênção ou maldição. Timóteo era uma bênção, pois sua vida referendava seu ensino.

4. Timóteo, um líder consagrado à causa do evangelho. Timóteo não era um líder subserviente a homens. Ele servia ao evangelho. Paulo escreve: “…pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai” (Fp 2.22). Ele era servo de Deus, dedicado ao serviço do evangelho. Quem serve a Deus não se submete aos caprichos dos homens. Quem serve a Deus não depende de elogios nem teme as criticas. Quem serve a Deus não anda atrás de holofotes. Servir a Deus é servir ao evangelho, é colocar a vida a serviço do reino de Deus na proclamação e ensino do evangelho.

Estamos nos preparando para uma importante eleição de oficiais em nossa igreja. Que olhemos para o testemunho de Timóteo e busquemos em Deus a direção para a escolha da nossa liderança espiritual.
Ler Mais

Estudo Biblico Sobre Esquecendo e mudando o passado

(Filipenses 3.13)
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

(Paulo dizia e fazia) Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim.

Preâmbulo: Quero a traves de este estudo mostrar o quanto é prejudicial ficar lembrando o passado negativo. Precisamos esquecer as coisas negativas em todas as áreas: Relacional, Laboral, Sentimental, Comercial e Vivencial. As instruções que verteremos aqui neste tema serão de grande proveito para cada um daqueles que estão vivendo um trauma do passado ou um complexo de culpa. O texto inicial é exclusivo em toda Bíblia e um excelente exemplo a ser seguido: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim

I – LEMBRANÇAS NEGATIVAS DO PASSADO BLOQUEIAM O PRESENTE
1. Impede o perdão: O perdão verdadeiro é o esquecimento da ferida, da ofensa, como Deus mesmo diz: dos teus pecados não me lembro mais. (Is 43.25) Tem pessoas que precisam se perdoar a si mesmo, dos seus erros cometidos e depois perdoar aqueles que te ofenderam. (Pr 19.11) A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.
2. Impede a alegria: O passado ruim pode causar muitas tristezas, desgostos, pode fazer chorar.
3. Impede a paz: As pessoas geralmente perdem a paz, o apetite e o sono quando se lembram das coisas passadas negativas não tratadas.
4. Impede a harmonia: Tem pessoas que cada vez que se lembra de uma situação que causou ira, volta a sentir a mesma emoção é como colocar vinagre na ferida. (Pr 25.20).
5. Eles mostram as feridas demais: (Zc 13.6) Se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos? Responderá ele: São as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos. Pessoas que vivem mostrando as suas cicatrizes para que as outras sintam pena dela.
6. Eles contam as feridas demais: (Jó 7.5) A minha carne está vestida de vermes e de crostas terrosas; a minha pele se encrosta e de novo supura. Jó ocupa quase todos os seus 42 capítulos do seu livro, para descrever suas feridas, que eram na verdade grandes, mas não precisava ficar o tempo todo falando delas. Quando ele começou a orar pelos seus inimigos, sua historia foi revertida, sua sorte foi mudada e ele passa a receber o dobro de Deus.

II- TOMANDO ATITUDES CORRETAS COM OS ERROS
1. Viva o presente: Não viva do passado, nem do futuro, faça do tempo presente, realmente como diz a própria palavra: Presente desembrulhe seu presente cada dia.
2. Os erros são relativos: Compare a tu experiência negativa com outra experiência ruim de outra pessoa. Pode que você tenha passado um dia ruim enquanto que outra pessoa passou um mês inteiro. Pode que a você morreu o gato enquanto que a outra pessoa morreu a sua mãe.
3. Seja sensato, diga todos cometem erros: As pessoas não são perfeitas, todo mundo esta sujeito a cometer erros. Você precisa dizer isso e colocar isso na sua mente.
4. Escreva todas as experiências ruins num diário: O fato de escrever tudo o que esta te incomodando, melhora a tua situação.
5. Trate os erros com humor: É muito mais fácil solucionar os problemas usando o humor, rindo deles, comentando sobre eles com graça.
6. Evite cometer o mesmo erro duas vezes. Você não pode evitar que pessoas briguem com você, mas pode controlar suas respostas a eles.

III – MUDE O PASSADO COM O PRESENTE
1. De que maneira podemos mudar o passado? Muitos crêem que já não se pode mudar o passado, mas isso esta errado, ele pode ser mudado sim. Se você viver o presente com bastante êxito, o passado é mudado, esquecido.
2. O passado só dói só quando o presente não seja promissor: Pelo simples fato de viver o presente bem, o passado deixa de causar dor. Por exemplo: Pessoas que tiveram uma empresa no passado que faliu e isto lhe deixou sérios traumas, dores e dividas ao abrir uma nova empresa bem sucedida, aquela empresa falida será esquecida. (Ec 5.20) Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o coração de alegria.
3. Deus faz você esquecer as aflições: Deus fez José esquecer o seu passado, dando dois filhos homens para criar. Ele colocou o nome de Manasses, que significa: Esquecer (Gn 41.51,52) José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer-se de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição. Não só do trabalho ele precisa se esquecer, mas também da inveja dos seus irmãos, de como foi vendido como escravo ao Egito, de como foi parar no cárcere.
4. Deus quer fazer você esquecer-se do desemprego: Um desemprego sempre gera dor, desgastes, estresse, por tanto Deus trabalha assim, dando lhe um novo emprego com muito mais dinheiro, para você esquecer toda a experiência amarga que você viveu os apertos econômicos, as zombarias de familiares e amigos.
5. Deus quer fazer você esquecer-se do mau relacionamento antigo: Tem tantas pessoas que tiveram um péssimo relacionamento com os pais, com o cônjuge, com o professor, com o chefe. Então Deus permite um novo relacionamento na sua vida, seja este entre patrão e funcionário; decanos ou docentes, marido ou mulher.
6. Deus quer fazer você esquecer-se das amarguras no meio cristão: Deus tem muitas formas de trabalhar para estabelecer do teu coração a paz. Às vezes ele te permite mudar de cidade, outras vezes ele muda da cidade aquele que te causava amarguras.
7. Deus quer fazer o teu sofrimento como águas que passaram: (Jó 11.13-19) Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.
Ler Mais

Assistir Pregação em Video com o pr Juanribe Pagliarin - O Método de Jesus

Acesse: http://www.noticiasdoevangelho.net para baixar as pregações do pr Juanribe em audio e video

Trecho de uma pregação do pr Juanribe Pagliarin.

Ler Mais

Assistir Ilustração em Video com o Pr. Juanribe Pagliarin - A princesa e as 4 perguntas

Belas ilustrações do Reino de Deus - as coisas santas são para os santos, e as sábias para os sábios. Deus te abençoe.

Ler Mais

Ilustração em Video com o pr Juanribe Pagliarin - O Moço Desprezado

Ilustração dado pelo Pastor Juanribe Pagliarin mostrando o grande valor que Deus dá na vida de uma pessoa e como é grande o valor de uma alma.

Ler Mais

Paz e Vida CJ - Campos do Jordão

Acesse ao Site Oficial da Comunidade Cristã em Campos do Jordão


www.pazevidacj.com


e tenha pregações, ilustrações, videos e muito mais!
Ler Mais

www.NoticiasdoEvangelho.com.br NoticiasdoEvangelho.net .cjb.net

Acesse ao Novo site do Notícias do Evangelho, com muito mais Conteúdo!


www.noticiasdoevangelho.net

ou


www.palavrasdestavida.com

ou


www.pazevidacj.com
Ler Mais

Parábolas Contadas pelo pr Juanribe Pagliarin Ilustrações da Rádio Vida para Ouvir e Baixar Gratis

Baixe mais de Mil Ilustrações em Audio do pastor Juanribe Pagliarin, da Comunidade Cristã Paz e Vida. Parábolas do Reino de Deus transmitidas pela Radio Vida para Ouvir

www.pazevidacj.com
Ler Mais

Cd do Thalles Raízes com Musicas da Harpa Cristã - Louvores Hinos Evangelicos

O Cantor Thalles Roberto, a revelação da música gospel de 2010, já ganhou disco de ouro pelo CD Na Sala do Pai, o qual, recetemente lançou a versão em DVD. E agora, irá lançcar o primeiro disco do projeto Raíses, que conterá clássicos da música gospel.

O primeiro volume é uma parceria com Ruben di Souza, produtor que fez trabalhos com André Valadão, DiscoPraise, Mariana Valadão, dentre outros. Na verdade, esse disco é o antigo ‘Acústico Gospel’, o primeiro CD do cantor antes de se enveredar pelo mundo. Para a série Raízes, o disco terá 12 faixas, todas com a sonoridade e o estilo inconfundível de Thalles.

O CD já seguiu para a fábrica e tem previsão de chegada até dia 20 de dezembro.

Os próximos volumes da série Raízes serão lançados em 2011, com a participação de cantores da Graça Music.
Ler Mais

Cd do Thalles - Na Sala do Pai (Arde Outra Vez)

Este é o primeiro trabalho de Thalles pela Graça Music, chama-se Na Sala do Pai. Membro da Igreja Batista da Lagoinha, Thalles, que já passou por algumas bandas seculares, hoje é evangélico. Na Sala do Pai é um projeto que inclui CD e DVD, num estilo bem acústico, com muito louvor e adoração, engenhosamente mixado a muita musicalidade, uma das marcas do cantor.

“Estou trazendo, para este CD, um som novo. A minha experiência de vida está toda aqui. O disco está bem a minha cara, ou seja, está bem bonito (risos)”, disse.

MÚSICAS:

1- Arde outra vez
2- Pela Graça
3- Ele é contigo
4- Deus do Impossível
5- Deus da minha vida
6- Deus da Força
7- Casa do Pai
8- Amor Maravilhoso
9- Quero aprender com Jesus
10- Águas que saram
11- Quero as águas
12- Tudo que sonhei
13- Eu tenho um Deus
14- Não pare, não

Para ouvir as belas músicas do cantor Thalles é só acessar:

http://www.myspace.com/thallesroberto

Confira também a análise do Cd de Thalles acessando aqui:

Analise Cd Na Sala do Pai

E para saber mais sobre o cantor aqui está o link:

http://www.thallesroberto.com.br/

Ler Mais

Video do Coral Resgate Tudo coopera para o bem - Assistir

Confiram agora o vídeo clipe oficial do Coral Resgate música “Tudo coopera para o bem” faixa do novo CD “Santifica-me” pela gravadora Salluz Productions.



LETRA DA MÚSICA:
Não pare de lutar
Por tudo que você sonhou
Pois tudo que viveu
Foi construindo quem tu és
Mais forte, com outro olhar
E com outra visão
Tudo coopera para o bem
De quem ama a Deus (2x).
Não pare mais, não olhe atrás
Não pare mais, é hora de avançar
A frente está o alvo você deve prosseguir
A frente está o alvo você deve prosseguir.
Tudo coopera para o bem
De quem ama a Deus
E que vive para o seu decreto (2x).
Não pare mais, não olhe atrás
Não pare mais, avance
Não pare mais, não olhe atrás
Não pare mais, não pare!

FALA:
Tudo coopera para o bem de quem ama e vive sem medo de mostrar que é seguidor de Cristo. Então segue tranquilo, fica de pé soldado. Se tô com Ele tô tranquilo, guerreiro que não se abate, estou na linha de frente vou ganhar esse combate! O inimigo é ligeiro, igual cachorro ele late, mas eu tenho um Deus enorme diz aí coral resgate.
Tudo coopera para o bem
De quem ama a Deus
E que vive para o seu decreto (4x).

Ler Mais

Palavras Chaves do Novo Testamento – Volume 1

Nesta obra do Prof. William Barclay, as principais palavras do Novo Testamento Grego são estudadas de modo profundo e detalhado. A origem, o uso e a aplicação de termos teológicos importantes como:
* Comunhão
* Consolador
* Mansidão
* Pecado
* Compaixão
* Poder
* Reconciliação
* Esperança
* Dom Espiritual
* Religião
Estes são alguns dos exemplos dos sessenta estudos aqui preparados.

Pastores, professores e seminaristas serão muito enriquecidos com esses estudos edificantes. Os sermões e as mensagens decorrentes do conhecimento da Palavra de Deus no seu sentido original terão um impacto tremendo na vida do pregador e também na de seus ouvintes.

Nenhum estudioso da Palavra pode dispensar de sua Biblioteca Palavras Chaves do Novo Testamento.

Créditos: Micscan
Semeadores da Palavra

MEGAUPLOAD

RAPIDSHARE

Ler Mais

Livro Evangelico - Os Milagres de Jesus

Nós ouvimos as histórias sobre Jesus acalmando a tempestade, alimentando as cinco mil pessoas, e curando os cegos. Mas elas podem parecer tão distantes de nossa experiência em seguir Jesus hoje. Como teria sido testemunhar esses eventos em primeira mão?

Simon Kistemaker nos ajuda a olhar mais de perto os milagres de Jesus para entender melhor o propósito por trás de cada um.

Pela apresentação cuidadosa do cenário cultural, do simbolismo e das ligações com o Antigo Testamento, Kistemaker nos mostra como esses milagres se relacionam com o modo como você segue a Jesus.

O resultado é uma viagem exploratória detalhada que aprofundará seu entendimento dos feitos miraculosos de Jesus.

Créditos: Micscan
Semeadores da Palavra

MEGAUPLOAD

RAPIDSHARE

Ler Mais

Amostra Grátis - Shampoo Seda Como Receber em Casa Gratis

A Seda do Brasil está enviando amostras grátis. Lembre-se de só pedir se você realmente tiver interesse no produto. Clique na imagem acima e será redirecionado para o site da empresa. Lá selecione "Não uso, quero experimentar" e em seguida faca seu cadastro. Lembre-se que além da Seda, você pode amostras grátis do Ariel Líquido, do Confort, do Knorr Meu Arroz, do creme depilatório da Veet e mais centenas de outras coisas. É só navegar pelo nosso site.
Ler Mais

Amostra Grátis - Tempero Meu Arroz Knorr - Como Ganhar?

Twitter

Olá galera! Quer receber o mais novo tempero da Knorr em sua casa? Clique na imagem acima। A Knorr agora lançou um novo produto o “Meu Arroz”, e para divulgar o novo produto, além um marketing agressivo, estão enviando amostras grátis do produto para as donas de casa testar.Quando estiver no site clique em "PEÇA AGORA" Dica enviada por nosso leitor Leonardo
Ler Mais

A Rádio Vida é Tudo de Bom! Ouvir Online Escutar pela Internet 24 horas por Dia Louvores e Pregações Ilustrações Juanribe Pagliarin

Escute o dia todo as pregações, ilustrações e louvores que tocam na radio vida, a vida é tudo de bom!!

Acesse:
www.pazevidacj.com
Ler Mais

Ouvir Radio Gospel Evangelica. Escutar Programação Evangelica Louvores Pregações Parábolas Biblicas Pela INternet Gratis Sermão

Escute pregações, Louvores, Ilustrações, e muito mais em nosso site:

www.pazevidacj.com

Pregações e Ilustrações com o pastor Juanribe Pagliarin
Ler Mais

Ouvir Rádio Vida FM Pela Internet O dia Todo de Graça Acessar Site Pregações ILustrações Louvores Musicas Ouvir Escutar Online Juanribe Pagliarin

Ouça e baixe todas as pregações e ilustrações do pastor Juanribe Pagliarin da Radio Vida pelo site da Paz e Vida em Campos do Jordão, onde você também pode fazer o download gratis e autorizado das mensagens e ilustrações do reino de Deus

www.pazevidacj.com
Ler Mais

Ouvir Pregações do pastor Juanribe Pagliarin da Radio Vida Baixar Download Gratis

Baixe mais de 1000 pregações em audio do pastor Juanribe Pagliarin que são tocadas na rádio Vida 96,5 FM de graça e Autorizado:

www.pazevidacj.com
Ler Mais

Ilustrações da Rádio Vida Parábolas em Audio para Ouvir do Pr Juanribe Pagliarin que Tocou Passou na Rádio Vida 96.5 FM

Ouvir todas as Ilustrações que tocam na Radio Vida do pr Juanribe Pagliarin e as Pregações, acesse:

www.pazevidacj.com
Ler Mais
 
Rádio Vida 96.5 FM Online Pregações e Ilustrações Juanribe Pagliarin | by Noticias do Evangelho ©2010